Na sequência das medições relativas aos objetos da cozinha, dado que o microondas ultrapassou alguns dos limites de referência, optou-se por medir os CEM noutros dois microondas de outras marcas.
Recapitulando, estes foram os valores obtidos para o microondas Woulinex a 15 de abril de 2016 entre as 18h e as 19h:
No dia 3 de maio de 2016 pelas 20h00 efectuaram-se medições dos referidos campos associados ao funcionamento de um microondas da marca Samsung.
Estes foram os resultados obtidos:
Por sua vez, no dia 10 de maio de 2016 pelas 18h30 procedeu-se, então, à obtenção de valores para um outro microondas, da marca TEKA. No entanto, para além da comum medição nas zonas visíveis deste eletrodoméstico, decidiu-se, também fazer a medição na região traseira que geralmente não se encontra diretamente dirigida aos seus utilizadores no quotidiano.
Estes foram os resultados obtidos:
A análise à tabela sobrejacente permite-nos constatar que o aparelho medido apresenta um campo magnético, cuja intensidade ultrapassa os valores de referência, tanto para uma frequência de 50 Hz como para uma de 150 Hz na região traseira.
Sintetizando os resultados:
Como é possível observar, apenas os valores dos campos magnéticos excederam, em alguns casos, o limite de referência. Comparando os valores do aparelho da marca TEKA, na zona frontal os valores são, regra geral, inferiores aos da zona traseira.
No entanto, é de notar que todos os valores, quer tenham sido obtidos na zona traseira quer na zona frontal do eletrodoméstico, correspondem a uma posição muito próxima do mesmo. No nosso quotidiano, não estamos, geralmente, tão próximos, pelo que, atendendo à influência da distância nos CEM podemos concluir que os valores a que estamos habitualmente expostos são dentro dos limites de referência.
Imagens: João Abreu; André Andrade
Enviar um comentário