No dia 15 de Abril de 2016, entre as 18h e as 19h, efectuaram-se medições dos campos magnético e elétrico produzidos por 4 aparelhos comuns de uma cozinha: microondas, placa de indução, exaustor e frigorífico. Todos estes aparelhos dependem da corrente eléctrica para funcionar, e estando estes presentes todos os dias na nossa vida, é de elevada relevância concluir sobre os CEM e verificar se excedem, ou, não os limites de referência.
Os resultados apresentados abaixo resultam de uma média aritmética simples entre os valores obtidos nos 3 ensaios nas mesmas condições. O medidor dos CEM foi colocado o mais próximo possível do foco destes campos.
Em termos gráficos, temos:
A partir da análise dos dados acima apresentados, pode-se observar uma ultrapassagem do limite de referência do campo magnético tanto para f=150Hz como para f=300Hz. Ainda em relação ao campo magnético, quando f=50Hz o valor obtido não atinge o limite de referência mas perfaz 75.8% do mesmo. Quanto ao campo elétrico, os valores obtidos encontram-me largamente dentro dos limites de referência, tendo sido atingido, no máximo 7,4% do limite (frigorífico, f=50Hz).
Imagem: João Abreu
Enviar um comentário