No dia 14 de Abril de 2016, procedeu-se à medição do campo elétrico e do campo magnético produzidos por um gerador de alta tensão em funcionamento, denominado Bobina de Ruhmkorff ou Bobina de Indução.
A primeira bobina de indução foi inventada em 1836 por Nicholas Callan (1799-1864) e permite obter alta tensão alternada a partir de baixa tensão contínua. O princípio básico de funcionamento da bobina corresponde a um eletroíman com um sistema de bobinagem (enrolamento) - um primário e um secundário - nas extremidades do núcleo de ferro em forma de "U". O circuito primário é interrompido (de modo a obter a tensão alternada pretendida) por um repetidor mecânico.
Apesar de não ter inventado a bobina de indução, Heinrich Daniel Ruhmkorff (1803-1877) é frequentemente associado a este equipamento pois conseguiu, como sucesso, montar todos os elementos da bobina.
As medições dos CEM efectuadas apresentam-se abaixo. Cada valor obtido apresentado corresponde a uma média aritmética simples entre os valores dos 3 ensaios efectuados nas mesmas condições:
Como é possível observar, o limite de referência é largamente ultrapassado relativamente a f=50Hz, obtendo-se B=1914mG, o que corresponde a uma ultrapassagem na ordem dos 91.4 pontos percentuais.
Enviar um comentário