No dia 8 de abril de 2016, procedeu-se à medição dos campos magnético e elétrico emitidos por uma máquina de soldadura de arco. As medições foram efectuadas para as 3 intensidades de corrente que a máquina dispõe: 50 A, 90 A e 140 A, a uma distância inferior a 5 cm da mesma. Todos os valores registados correspondem aos instantes em que, efetivamente, a máquina estava a soldar uma peça metálica.
Estes são os valores mais prováveis, resultantes de uma média aritmética simples entre os valores dos 3 ensaios efectuados nas mesmas condições:
Em termos gráficos, os resultados apresentam-se do seguinte modo:
Regra geral, observa-se que o campo magnético e o campo elétrico são tanto maiores quanto maior for a intensidade da corrente selecionada no aparelho.
Como é possível constatar através da análise do gráfico do campo magnético em simultâneo com a tabela dos valores obtidos para 50Hz, o valor máximo obtido (para I=140 A) ultrapassa o limite de referência em cerca de 71%. Analisando, ainda, o campo magnético, para f=150Hz, o valor máximo (para I=140 A) não atinge o limite tabelado de 0.333G mas perfaz 99.4% do mesmo, ou seja, está muito próximo do limite.
Imagem: João Abreu
Enviar um comentário