Na manhã do dia 31 de março de 2016, Os Medearitos foram à central hidroelétrica da Serra de Água com o principal intuito de efectuar medições dos campos magnético e elétrico, e verificar se os valores obtidos se encontram dentro dos níveis de referência.
Esta central foi inaugurada em 1953, sendo parte integrante da primeira fase dos aproveitamentos hidroagrícolas realizados na década de 50. Inicialmente funcionava como central de compensação, regulando parâmetros importantes tais como a frequência da rede elétrica da ilha.
Atualmente essas funções passaram a ser realizadas por outra central e agora funciona como central hidroelética, contibuindo com a sua potência máxima nas horas de ponta e nos regimes hidraulicos de inverno.
A central da Serra de Água fica situada na Ribeira da Achada, a 400 metros da sua confluência com a ribeira do Poço. A central utiliza águas do Paúl da Serra, captadas por um sistema de dois canais situados, aproximadamente, a uma altitude de 1000 metros.
O video seguinte mostra como foram feitas as medições a um gerador e a um transformador da central. O gerador (alternador) debita energia elétrica com uma tensão de 6.6kV que é encaminhada para o transformador. Por sua vez, este aumenta a tensão para 30kV.
Os resultados obtidos encontram-se sintetizados nas tabelas seguintes em que cada valor apresentado resulta de uma média aritmética simples, ou seja, é o valor mais provável.
-Gerador (P=3600kVA)
-Transformador (6.6kV - 30kV)
Como é possível verificar através da observação das duas tabelas, nenhum dos valores ultrapassou o limite de referência. O valor mais próximo do limite que obtivemos foi no caso do Transformador, na medição para 50Hz do campo magnético, que atingiu os 47.77 pontos percentuais do valor tabelado.
Enviar um comentário